Escolher o Tamanho

O Lunette existe em dois tamanhos.
O tamanho 1, para quem tem um fluxo ligeiro ou normal.
O tamanho 2 para um fluxo abundante, e para quem já teve filhos por parto vaginal.
Continua com dúvidas? Contacte-nos através do email info@lunette.pt

Picture_4


A maioria das mulheres pode usar qualquer um dos copos, mas há sempre um deles que é mais indicado.
Factores que deve considerar:

Fluxo. Este é o factor mais importante na escolha do tamanho correcto. Regra geral, o tamanho mais pequeno é indicado para um fluxo ligeiro ou normal, enquanto que o tamanho maior é mais indicado para fluxos mais abundantes.

Anatomia. Como a anatomia de cada mulher é diferente, recomendamos por vezes o tamanho mais pequeno para o fluxo abundante e vice-versa.

Localização do colo do útero. Com um dedo bem limpo, veja se consegue atingir o colo do útero durante a menstruação. Se o colo do útero está muito baixo, é melhor escolher o Lunette menor, uma vez que é mais curto e, provavelmente, encaixa-se mais confortavelmente dentro de sua vagina.

Idade. O Lunette Tamanho 1 foi originalmente concebido para as mulheres mais jovens, por terem os músculos vaginais mais apertados, e inserir o copo é mais fácil. Os músculos perdem elasticidade com a idade e com alterações hormonais, causadas por factores como a gravidez. Essas mudanças podem afectar a quantidade de fluxo menstrual de forma radical, fazendo com que um copo seja mais apto que outro. Muitas mulheres mudam para o copo maior nalgum momento da sua vida e de modo geral, o Lunette T. 2 é adequado para a maioria das mulheres adultas.

Virgindade. Recomendamos o copo Lunette mais pequeno antes da primeira relação sexual, mesmo se tiver um fluxo intenso. Porque os músculos e o hímen são naturalmente mais apertados, é mais fácil de inserir o tamanho 1.

Pós-Gravidez. Depois de uma gravidez de parto vaginal, recomenda-se o tamanho 2, devido às alterações da forma e das mudanças da vagina durante a gravidez. As hormonas alteram os músculos vaginais e a estrutura óssea da bacia.

Activa no desporto e/ou actividades físicas, por exemplo, ioga ou pilates. Actividades que fortalecem os músculos vaginais também têm um efeito sobre os músculos pélvicos. Muitas mulheres que praticam regularmente este tipos de actividades físicas têm uma musculatura vaginal muito forte. Se é uma destas pessoas, considere usar o Lunette tamanho 1.

Bexiga Sensível. Se tem uma bexiga muito sensível, o tamanho 1 mais macio pode ser o mais indicado. Lembre-se que não se deve sentir o copo, qualquer que seja o tamanho escolhido.


Quais são as dimensões do copo menstrual Lunette?

O diâmetro do modelo 1 é de 41 mm por 47 mm. A patilha mede 25 mm. O volume do copo é de 25 ml.
O diâmetro do modelo 2 é de 46 mm por 52 mm. A patilha mede 20 mm. O volume do copo é de 30 ml.
O copo menstrual Lunette é macio e flexível.


Como posso saber se tenho fluxo normal ou abundante?

Um fluxo para ser considerado abundante regista 80ml durante todo o ciclo.

A escala Mansfield-Voda-Jorgensen do Fluxo Menstrual pode dar indicação sobre o seu tipo de fluxo:

1. Spotting. Uma ou duas gotas de sangue, nem há necessidade de protecção sanitária, embora possa preferir usar um.
2. Sangramento leve. Necessita mudar o tampão ou o penso, pelo menos uma ou duas vezes por dia, mas pode preferir mudar com mais freqüência.
3. Fluxo Light. Necessita mudar o tampão ou penso duas ou três vezes por dia, mas pode preferir mudar com mais frequência.
4. Fluxo moderado. Necessita mudar o tampão ou o penso cada três a quatro horas, mas pode preferir mudar com mais frequência.
5. Fluxo intenso. Necessita mudar o tampão ou penso de elevada absorção a cada três a quatro horas, mas pode preferir mudar com mais frequência.
6. Fluxo muito forte. Necessita mudar o tampão de mais elevada capacidade de absorção ou a penso a cada hora ou duas.

(Fonte: Newsweek)

Se o seu fluxo é abundante, então o tamanho 2 do é a melhor escolha.


Qual a capacidade de um copo menstrual?

A capacidade de absorção dos tampões é medida em gramas, enquanto a capacidade do copo menstrual é medida em volume. 1 ml de sangue menstrual é aproximadamente equivalente a 1 gr.

As capacidade é a seguinte:
- Absorção leve – menos de 6 gr (1 colher de chá equivale a cerca de 5 gr)
- Absorção Regular – 6 a 9 gramas
- Super absorvente – 9 a 12 gramas
- Absorção Super Plus – 12 a 15 gramas
- Absorção Ultra - 15 a 18 gramas

Tampões que absorvem mais de 18 gramas não são recomendados.

Os copos menstruais Lunette têm capacidade de 25 ml (1) ou 30 ml (tamanho 2). Como comparação, se existisse um tampão deste tamanho (25 a 30 gramas) tornava-se perigoso e até mesmo ilegal em alguns países, por causa do risco de SCT.

Tenha em mente que está cientificamente provado que copos menstruais não alteram a composição do sangue durante o tempo que o copo é mantido dentro da vagina. Não existem casos relatados de SCT relacionados com a utilização do copo menstrual, desde a invenção dos copos na década de 1930.

As taxas de absorção e os termos usados acima são regulamentados pela FDA.