FAQ’s

Tamanho

Que tamanho devo escolher?

A maioria das mulheres pode usar qualquer um dos copos, mas há sempre um deles que é mais indicado.

Factores que deve considerar:

Fluxo – Este é o factor mais importante na escolha do tamanho correcto. Regra geral, o tamanho mais pequeno é indicado para um fluxo ligeiro ou normal, enquanto que o tamanho maior é mais indicado para fluxos mais abundantes.

Anatomia – Como a anatomia de cada mulher é diferente, recomendamos por vezes o tamanho mais pequeno para o fluxo abundante e vice-versa.

Localização do colo do útero – Com um dedo bem limpo, veja se consegue atingir o colo do útero durante a menstruação. Se o colo do útero está muito baixo, é melhor escolher o Lunette menor, uma vez que é mais curto e, provavelmente, encaixa-se mais confortavelmente dentro de sua vagina.

Idade – O Lunette Tamanho 1 foi originalmente concebido para as mulheres mais jovens, por terem os músculos vaginais mais apertados, e inserir o copo é mais fácil. Os músculos perdem elasticidade com a idade e com alterações hormonais, causadas por factores como a gravidez. Essas mudanças podem afectar a quantidade de fluxo menstrual de forma radical, fazendo com que um copo seja mais apto que outro. Muitas mulheres mudam para o copo maior nalgum momento da sua vida e de modo geral, o Lunette tamanho 2 é adequado para a maioria das mulheres adultas.

Virgindade – Recomendamos o Lunette mais pequeno antes da primeira relação sexual, mesmo se tiver um fluxo intenso, uma vez que os músculos e o hímen são naturalmente mais apertados, é mais fácil de inserir o tamanho 1.

Pós-Gravidez – Depois de uma gravidez de parto vaginal, recomenda-se o tamanho 2, devido às alterações da forma e das mudanças da vagina durante a gravidez. As hormonas alteram os músculos vaginais e a estrutura óssea da bacia.

Activa no desporto e/ou actividades físicas, por exemplo, ioga ou pilates. Actividades que fortalecem os músculos vaginais também têm um efeito sobre os músculos pélvicos. Muitas mulheres que praticam regularmente este tipos de actividades físicas têm uma musculatura vaginal muito forte. Se é uma destas pessoas, considere usar o Lunette tamanho 1.

Bexiga Sensivel – Se tem uma bexiga muito sensível, o tamanho 1 mais macio pode ser o mais indicado. Lembre-se que o Lunette não se deve sentir, qualquer que seja o tamanho escolhido.

Se estiver indecisa acerca do tamanho que deve escolher não hesite em contactar-nos para o email info@lunette.pt

Quais são as dimensões do Lunette?

O diâmetro do modelo 1 é de 41 mm por 47 mm. A patilha mede 25 mm. O volume do copo é de 25 ml.
O diâmetro do modelo 2 é de 46 mm por 52 mm. A patilha mede 20 mm. O volume do copo é de 30 ml.
O Lunette é macio e flexível, ajustando-se perfeitamente à nossa anatomia.

Como posso saber se tenho fluxo normal ou abundante?

Um fluxo para ser considerado abundante regista 80ml durante todo o ciclo.

A escala Mansfield-Voda-Jorgensen do Fluxo Menstrual pode dar indicação sobre o seu tipo de fluxo:

1. Spotting. Uma ou duas gotas de sangue, nem há necessidade de protecção sanitária, embora possa preferir usar um.
2. Muito sangramento leve. Necessita mudar o tampão ou o penso, pelo menos uma ou duas vezes por dia, mas pode preferir mudar com mais freqüência.
3. Fluxo Light. Necessita mudar o tampão ou penso duas ou três vezes por dia, mas pode preferir mudar com mais frequência.
4. Fluxo moderado. Necessita mudar o tampão ou o penso cada três a quatro horas, mas pode preferir mudar com mais frequência.
5. Fluxo intenso. Necessita mudar o tampão ou penso de elevada absorção a cada três a quatro horas, mas pode preferir mudar com mais frequência.
6. Fluxo muito forte. Necessita mudar o tampão de mais elevada capacidade de absorção ou a penso a cada hora ou duas.

(Fonte: Newsweek)

Se o seu fluxo é abundante, então o tamanho 2 do é a melhor escolha.

Qual a capacidade o Lunette?

A capacidade de absorção dos tampões é medida em gramas, enquanto a capacidade do copo menstrual é medida em volume. 1 ml de sangue menstrual é aproximadamente equivalente a 1 gr.

As capacidades são as seguintes:
- Absorção leve – menos de 6 gr (1 colher de chá equivale a cerca de 5 gr)
- Absorção Regular – 6 a 9 gramas
- Super absorvente – 9 a 12 gramas
- Absorção Super Plus – 12 a 15 gramas
- Absorção Ultra – 15 a 18 gramas

Tampões que absorvem mais de 18 gramas não são recomendados.

O Lunette têm capacidade de 25 ml (tamanho1) ou 30 ml (tamanho 2). Como comparação, se existisse um tampão deste tamanho (25 a 30 gramas) tornava-se perigoso e até mesmo ilegal em alguns países, por causa do risco de Sindrome Choque Tóxico (SCT).

Tenha em mente que está cientificamente provado que os copos menstruais não alteram a composição do sangue durante o tempo que o copo é mantido dentro da vagina. Desde a sua invenção (década de 1930), nunca houve relatados de SCT relacionados com a utilização de copos menstruais.

As taxas de absorção e os termos usados acima são regulamentados pela FDA.


Segurança

O Lunette é seguro?

O Lunette é seguro. É fabricado em silicone medicinal, aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) para uso médico. O copo menstrual Lunette é fabricado numa fábrica finlandesa que acompanha de perto a produção de cada produto para garantir a segurança dos materiais utilizados. A produção de cada copo menstrual Lunette pode ser monitorizado desde a matéria-prima até ao produto final.

Lunette é aprovado pela TGA (Therapeutic Goods Administration), a agência australiana reguladora de medicamentos e dispositivos médicos. Os rigorosos padrões TGA são a razão da reduzida selecção de copos menstruais disponíveis na Austrália. O copo Lunette ao obter a aprovação TGA faz mais uma vez prova da sua segurança.

Se não tiver o Gel de Limpeza Lunette comigo como posso limpá-lo?

Sabonetes perfumados com valores de pH desfavoráveis podem deixar o copo com uma camada de substâncias que irritam a mucosa, podendo danificar o silicone. É melhor lavar o Lunette cuidadosamente com água da torneira do que usar um tipo de sabão menos próprio. O Lunette é suave no interior, tornando mais fácil a sua limpeza, ainda que só com água. Use o líquido de lavagem Lunette sempre que puder. Foi criado especialmente para o limpar, sem danificar ou prejudicar o seu corpo.


Dificuldades

Coloquei o copo, mas não consigo tirá-lo! Devo entrar em contacto com o meu médico? O que devo fazer?

Antes de mais, deve relaxar. Tente acalmar-se respirando profunda e lentamente e relaxe todo o corpo, incluindo os músculos vaginais. Encontre uma posição confortável que lhe permitirá retirar o copo com mais facilidade. Muitas mulheres removem o copo enquanto sentadas na sanita. Nesta posição, a vagina abra-se, e ao sentar-se, é mais fácil para relaxar as pernas. Respire profundamente e de forma constante e tente relaxar o seu corpo. Segure o fundo do copo firmemente com o dedo indicador e o polegar, e puxe devagar. A vagina tem uma curva natural, e para muitas mulheres, o copo fica acima do osso púbico ao sentar-se. Pode facilitar a remoção pela se inserir em paralelo um dedo na vagina ao longo do rebordo do copo até a parte superior. Em seguida, pressione a base e puxe lentamente. É normal ouvir um pequeno ruído quando o vácuo é libertado. No início, pode parecer que precisa de puxá-lo com força, mas depois de praticar, vai-se aperceber que é uma questão de técnica e não de força. Ao retirar o copo, relaxe: o copo não vai sair só por si, mas facilmente será removido. O fundo do copo menstrual Lunette não é reforçado, como outros copos no mercado, pelo que pode facilmente chegar ao fundo para libertar o vácuo.

Algumas mulheres têm dificuldade para removê-lo, pois o copo fica alojado muito acima na vagina, o que dificulta o alcance da patilha. De manhã ao acordar, espere pelo menos meia hora, depois de se levantar, antes de o remover.

Não tente remover o copo puxando apenas pela patilha, logo que possa agarre o fundo do copo e puxe-o. O copo será mais facilmente expulso se ajudar fazendo força com os músculos vaginais.

O que acontece se usar o copo menstrual Lunette por mais do que 12 horas seguidas?

O limite de utilização de 12 horas é uma recomendação, mas um uso mais prolongado não irá necessariamente causar problemas. Se o copo está inserido significativamente mais do que o normal, deve ficar atenta a quaisquer sintomas de infecção depois, pois aumenta o risco de infecções.

Às vezes tenho fugas ao usar o copo. Ouvi dizer que a razão pode ser o colo do útero que fica dentro do copo. O que é o colo do útero e quando sei que ele está dentro do copo?

O colo do útero é a entrada do útero a partir da qual o sangue da menstruação corre através de um buraco do tamanho de um alfinete para a vagina. O colo do útero está localizado na parte superior da vagina, no entanto, para algumas mulheres, move-se significativamente para baixo durante a menstruação. O colo do útero normalmente fica relativamente alto na vagina e o copo menstrual é colocado numa posição mais baixa na vagina. Os tampões, por outro lado são colocados mais para cima dentro da vagina. No diagrama Lunette, o colo do útero é intencionalmente colocada muito alto para enfatizar que a posição correcta do copo menstrual é baixa na vagina. As fugas são mais frequentes para as mulheres cujo útero se move mais durante a menstruação ou cujo copo menstrual foi inserido muito alto na vagina junto ao colo ou acima dele. O copo menstrual também pode exercer pressão sobre o colo do útero causando desconforto e até mesmo dor.

Para muitas mulheres, o colo desce depois do parto, para outras, é simplesmente situado numa posição baixa na vagina. Se tiver dado à luz recentemente ou mais de uma vez, deve exercitar os músculos do diafragma pélvico. Mantendo esses músculos em forma é útil quando se usa o copo menstrual, bem como para evitar a incontinência e melhorar o sexo.

Se não teve qualquer fuga, não há necessidade de fazê-lo.


Adolescentes

Tenho 14 anos e minha menstruação começou agora e estou a considerar usar o copo menstrual. Sou muito jovem para usar o Lunette?

Mesmo as raparigas jovens podem usar Lunette e a virgindade não é um obstáculo para o seu uso. Recomendamos o Lunette tamanho 1 para mulheres mais jovens. Para as jovens virgens talvez seja necessário praticar um pouco mais no inicio, pois provavelmente não estão tão familiarizadas com a sua anatomia. Os seus músculos vaginais são também mais apertados do que os das mulheres mais velhas. As mulheres mais jovens com o hímen intacto devem estar cientes de que a inserção do copo pode romper o hímen. Do ponto de vista da saúde não há nenhuma razão para que as mulheres jovens não possam usar o copo com êxito. É recomendável alguma prática – de preferência durante o período, como a vagina é mais flexível do que o normal e o sangue funciona como um lubrificante.